A evolução dos meios de comunicação na sociedade de massas.

03-06-2011 09:23

 

No início do Século XX, a concentração da população Europeia nos grandes centros urbanos, a generalização do ensino e o desenvolvimento exponencial dos meios de comunicação fizeram surgir uma nova cultura: a cultura de massas.

A cultura de massas, como o próprio nome indica, é uma cultura que pela sua simplicidade é acessível a toda a população.

Amplamente difundida pelos mass media, é típica das sociedades industriais do século XX. Sendo assim, a cultura tornou-se num bem industrial, seguindo um meio de produção estandardizada, o que provocou o consumo maciço dos bens culturais. Pelo seu sucesso, influenciaram e transmitiam valores e modos de estar que se impuseram como padrões culturais

Os meios de comunicação foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade capitalista tal e qual como a conhecemos hoje.

Dos meios de comunicação mais importantes podemos destacar a Rádio, o cinema e a imprensa que apesar de não terem sido criados no século XX, a sua maior evolução verificou-se, na primeira metade deste século, principalmente após a primeira guerra mundial. Mais tarde na segunda metade deste século surge a televisão e décadas depois a Internet.

A melhoria das condições económicas e a difusão do ensino criaram condições propícias para o desenvolvimento da imprensa. Desta forma, a imprensa tornou-se acessível, utilizava frases curtas, um vocabulário simples e tornou-se substancialmente mais barata. O livro deixou de ser um símbolo das elites, democratizou-se tornando-se produto de consumo corrente e popular.

  Dentro desta linguagem simples, surgiram novos géneros literários: o Romance cor-de-rosa (com grandes histórias de amor, sempre com um final feliz) e a Banda Desenhada (cujo os protagonistas vivem grandes aventuras em prol do mundo e da sociedade).

Os jornais também sofreram alterações. Para atraírem leitores, encheram as suas páginas de histórias sensacionalistas, de títulos mirabolantes e de fotografias chocantes. Começaram a surgir, também, as páginas dedicadas ao desporto e as páginas “cor-de-rosa” (dedicadas especialmente ao público feminino). A par dos jornais generalistas, começaram a surgir as revistas temáticas. Estas, rapidamente passaram a ser rotina dos leitores de classe média.

Os meios de comunicação serviram não só para entretenimento, informação, mas com eles surgiram também, conceitos completamente novos e ousados, como é o caso da

publicidade e da proganda politica

Os media foram os maiores impulsionadores da sociedade capitalista e do consumo em massa. Estes, através de campanhas publicitárias induziam a população a adquirem determinados produtos, muitas vezes supérfluos ou mesmo inúteis.

A outra inovação criada pela média foi a propaganda política. Os dirigentes serviam-se dos meios de comunicação, para convencer e manipular a opinião pública.

Desta forma temos que considerar que os meios de comunicação social tiveram uma cota parte na implantação dos regimes totalitários na Europa vicentista, na implementação de novos estilos de vida, novos hábitos, novos valores, na massificação da vida pública e sobretudo consolidaram a sociedade de consumo em que hoje vivemos.

Com a enorme adesão do público surgiu a guerra das audiências e das vendas. Os jornais caíram no sensacionalismo, na exploração do sentimento como uma técnica de vendas. Começaram a proliferar títulos sem o mínimo nexo e cujo o único objectivo é obter o máximo lucro independentemente da forma como este possa ser obtido. Tinha-se subvertido o papel da imprensa e do jornalismo, o seu objectivo já não era informar era entreter, vender. Passou-se de uma sociedade do ser, em que ser humano era considerado pelas suas capacidades e virtudes, para uma sociedade do ter, do poder, onde o capital é rei e senhor.

 

.fonte:  https://imediaj.net/2008/04/16/a-evolucao-dos-meios-de-comunicacao-na-sociedade-de-massas/

 

 

 

 

 

 

A influência da televisão nos mass media  

 

A televisão ao longo dos anos tem vindo a ter uma maior influência principalmente nos jovens, através da publicidade de diversos produtos, series, programas etc. A televisão surgiu no século XIX na altura a qualidade era muito fraca comparando aos dias de hoje, existiam poucos canais televisivos, que basicamente transmitiam a noticias relacionadas com o pais e com o mundo.
Hoje em dia a qualidade é muito melhor, os programas basicamente são mais direccionados aos jovens talvez por eles serem os mais consumidores e sendo também os de mais fácil de convencer.  

Diariamente passam series como os morangos com açúcar que tem uma vasta duração, por onde já passaram inúmeros jovens actores, faz também referência a vários estilo de moda, vários desportos, sendo também de certa forma educativas mostrando os perigos em que estamos sujeitos no dia-a-dia e possíveis perigos que possamos encontrar ao longo da vida.   

A televisão utiliza também a publicidade como os famosos podendo ser jogadores de futebol como é o caso de Leonel Messi e o Cristiano Ronaldo, actores, cantores, bandas mundialmente famosas como U2, Metallica, entre outros para assim ser de mais fácil adesão do produto que esta em causa, muitas das vezes os jovens adquirem o produto não por necessitarem dele mas sim porque são os seus ídolos a propagarem produto em questão.

Autor: Sandra Silva