A Juventude de Hoje em Dia…
É de conhecimento social que os Jovens são o Futuro. A questão é então saber como será esse futuro tendo em conta o presente.
A nossa sociedade em geral está em constante desenvolvimento, a par de todo o mundo. Todos sabemos que o mundo de há uns anos para cá tem vindo a desenvolver-se a um ritmo vertiginoso. Juntamente a esse desenvolvimento, as mentalidades, em alguns aspectos, mudam paulatinamente.
A verdade é que, como a Juventude é o futuro, temos de fazer com que os jovens tenham uma infância adequada para que a médio longo prazo obtenham bons resultados na sua vida profissão e que tenham espírito empreendedor.
Os jovens, no presente, são a voz de mudança em contraste com as gentes de outrora. Todos os hábitos de antigamente, na maioria, estão practicamente extinguidos.
Com a evolução da tecnologia, os jovens estão muito dependentes destas evoluções. Todos os jovens têm impreterivelmente um telemóvel. A Internet representa, também, cada vez mais, um papel activo no quotidiano dos jovens. Toda uma panóplia de tecnologias é disponibilizada aos jovens desde cedo e portanto tornando-os mais dependentes e sedentários.
No que toca aos hábitos alimentares, a nossa juventude, na sua maioria, preferem as “fast foods”, tais como, as pizzas, hambúrgueres, e todos os derivados.
O número de crianças e jovens portugueses obesos é assustador e um dos mais elevados da Europa. A quem compete agir para contrariar este facto? Será que vai haver mudanças?
Um facto preocupante no que diz respeito à nossa Juventude é evidente que o quotidiano destes jovens tem de ser mudado radicalmente.
Com uma sociedade consumista, mas com mais restrições nos gastos, os jovens têm liberdade suficiente para terem a autonomia de fazerem o que quiserem no meio escolar.
Cada vez aumenta o número de casos de gravidez prematura de jovens fazendo com que, se a gravidez seja levada até ao fim, cause muitos encargos e dificuldades. Vê-se cada vez mais jovens com filhos ao colo que deixam os estudos e vão trabalhar desde muito novas para fazer frente aos encargos financeiros que tem de enfrentar para sustentar o filho.
Estes e muitos outros problemas da sociedade que afectam a juventude têm de ser encarados com realismo e optimismo.
É verdade que há muitos factores que nos fazem desmoralizar e pensar que não há nada a fazer, mas temos de ter esperança e espírito de trabalho.
Os jovens trazem muitas alegrias e têm força para levar projectos a cabo. Para isso, têm de ser ajudados e têm de ter um desenvolvimento sustentável.
Porque acredito que a Juventude é de facto o Futuro.
Luís Pinheiro
Dezembro 2010 in Jornal "Voz de Fermentões"