Consumo, marketing e mass media
« Na verdade, por que motivo adoram as meninas uma boneca magricela, tipo top model de nariz empinado, que dá pelo nome de Barbie? O que leva tanta gente a formar fila durante uma longa noite, junto a um armazém de nome esquisito (IKEA) que vai inaugurar no dia seguinte? E por que motivo as pessoas acorrem em massa às lojas de informática, às zero horas do primeiro dia em que é posta à venda, à escala mundial, a última versão do Microsoft Office? Dir-se-ia, dessas pessoas, que são telecomandadas pela força omnipotente de qualquer instância superior. Sabemos poucode forças divinas, mas certamente que o marketing e os mass media não são alheios à explicação destes fenómenos. Indiscutivelmente, uma boa maneira de apreender os novos hábitos e comportamentos socioculturais é observar o comércio que nos rodeia, que nos seduz e que nos molda (de tanto nos servir). »
J.M. Marques Apolinário, "Modas e Modos de Vida: Um olhar sobre o comércio", in Dirigir, nº89, Jan/Fev de 2005
Fonte: SOCIOLOGIA EM ACÇÃO, Sociologia-12º ano